Estão abertas as inscrições para o laboratório “No Alvo – Segurança Pública e Política de Armas”. A atividade será totalmente gratuita e online, com o objetivo de diversificar e fortalecer o protagonismo de jornalistas populares e organizações da sociedade civil no debate orientado por evidências sobre segurança pública e violência armada. 

O laboratório é composto por 2 cursos independentes e complementares, com foco em conceitos e dados sobre violência armada no Brasil, além de oficinas e mentoria para as pessoas inscritas. Os cursos irão abordar técnicas de análise e visualização de dados aplicadas no jornalismo, além de conceitos importantes para analisar os dados de segurança pública e armamento no Brasil. 

Parceria do Fogo Cruzado com a Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil (OKBR) e financiado pela Open Society Foundation, pela Shuttleworth Foundation e pela Fundação Friedrich Ebert – Brasil, o projeto envolverá participantes de 7 regiões metropolitanas nesta primeira edição: Rio de Janeiro, Bahia, Pará, Pernambuco, Amazonas, Ceará e Rio Grande do Norte. 

Serão 200 vagas, destinadas exclusivamente a pessoas das regiões mencionadas acima que se encaixem em pelo menos um dos seguintes pré-requisitos:

  • Comunicadores(as) populares;
  • Ativistas e lideranças de organizações da sociedade civil implicadas no debate sobre segurança pública, direitos humanos e/ou acesso à informação;
  • Jornalistas que realizam coberturas locais sobre segurança pública.


O primeiro curso – Dados e Segurança Pública – terá 4 semanas e vai ocorrer entre 11 de julho e 15 de agosto, com atividades ao vivo sempre na segunda e quarta-feira das 19h às 20h30. Já o segundo – Política de Armas e Munições – terá 5 semanas e está programado para ocorrer entre 22 de agosto e 26 de setembro, com atividades ao vivo também segunda e quarta, entre 19h e 20h30.

Para participar, é necessário fazer a inscrição para cada curso separadamente. Inscrições de grupos de pessoas de uma mesma organização ou coletivo são permitidas. As pessoas selecionadas receberão um e-mail com instruções para matrícula até o dia 1 de julho, com início das atividades previsto para 11 de julho.

O laboratório é composto por dois cursos complementares e independentes entre si, e as pessoas candidatas podem selecionar participar de um ou ambos no momento da inscrição. Ambos são compostos de videoaulas gravadas, aulas ao vivo, materiais assíncronos e suporte via chat. 

SOBRE OS CURSOS

O primeiro deles, sobre análise e visualização de dados, é orientado por desafios práticos envolvendo análise e comunicação de dados sobre segurança pública. Este curso tem foco em comunicadores de coletivos de comunicação e jornalistas com interesse em usar dados abertos sobre segurança pública em coberturas locais. É recomendado que as pessoas participantes tenham alguma experiência prévia com funcionalidades básicas de editores de planilhas.

Já o segundo, sobre comunicação e segurança pública, aprofunda tópicos relacionados ao engajamento no debate sobre políticas de armas orientado por dados e evidências, além de abordar técnicas de comunicação para reportar o tema. Ele tem como foco comunicadores e jornalistas populares de coletivos de comunicação, coletivos de bairro e organizações do terceiro setor e influenciadores progressistas nas redes sociais. Atenção: as inscrições para o segundo curso foram prorrogadas até 10/7.

INSCREVA-SE NO CURSO ‘POLÍTICA DE ARMAS E MUNIÇÕES’


A carga horária semanal de cada curso é de 6 horas, sendo 3 horas de atividades ao vivo e 3h de atividades assíncronas, que contemplam 1h de vídeos pré-gravados inéditos e 2h de atividades complementares (vídeos extras, leituras, exercícios, quizzes, etc). Oferecemos certificação mediante o cumprimento dos pré-requisitos (participação nas aulas ao vivo e realização de desafios) para obtê-la.

SOBRE O FOGO CRUZADO

O Fogo Cruzado é um instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida. 

Com uma metodologia própria e inovadora, o laboratório de dados da instituição produz mais de 20 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife e, em breve, Salvador.

Através de um aplicativo de celular, o Fogo Cruzado recebe e disponibiliza informações sobre tiroteios, checadas em tempo real, que estão no único banco de dados aberto sobre violência armada da América Latina, que pode ser acessado gratuitamente pela API do Instituto.

SOBRE A ESCOLA DE DADOS

A Escola de Dados é um programa da Open Knowledge Brasil e parte de uma rede global comprometida com o avanço do uso de dados para resolver problemas reais em prol de sociedades mais conscientes, sustentáveis e justas. Atuamos no Brasil desde novembro de 2013 e mais de 20 mil pessoas já passaram por nossas atividades presenciais e online, como cursos e as edições da Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, o Coda.Br.